Uma explanação do nosso diretor

Sobre selantes profissionais

Neste vídeo abordo experiências, dicas, truques e mitos sobre selantes. Estou em campo a praticamente 10 anos desenvolvendo selantes do tipo profissional para as mais diversas situações e compartilho com você.

Não achou o que queria? Abaixo deixamos um formulário para fazer sua pergunta.

   

Nossa missão é dar a sensasão de um estepe dentro do pneu, independente de que pneu seja este.

SEGUEM PERGUNTAS E RESPOSTAS:

A TEX Selantes Profissionais é FABRICANTE DE MAIS DE 10 TIPOS DE SELANTES PROFISSIONAIS. Estamos situados em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Trabalhamos focados em 03 níveis de solução:


Pneu calibrado por meses, mesmo pneu de carga, que via de regra não ficam calibrados na faixa ideal mais de 15 dias.
Prevenção de furos de 8mm em veículos leves até 40mm (OTR, mineração, agrícolas – pneus com 18 lonas/camadas)
Recuperação de danos: ja tentou montar pneu recém chegado da reforma e o mesmo teve fissuras no talão? Temos uma técnica específica para reparar estes ocorridos, bem como técnicas para reparo de pneu furado sem ter que retirar pneu do equipamento, máquina ou veículo.

É possível balancear após aplicação e estabilização (equalização do produto no interior da roda), clique aqui e assista na prática. Entenda tecnicamente: nosso selante, (especialmente o para veículos leves) é de altíssima viscosidade, permitindo balanceamento após aplicação e rodagem mínima de 30km a velocidades entre 100-130kh, onde o leque e a abertura do selante se faz completo no interior do pneu, formando uma resina como esta, jamais vista m qualquer outro tipo de selante no mundo clicando aqui .

Os Selantes da TEX são compostos por um gel biodegradável composto por fibras (diversos tipos, tamanhos e formatos, incluindo Kevlar, Aramida, cerâmica etc), aliados a polímeros de alta resistência a temperaturas extremas (negativas e positivas), em compostos isentos de látex e colas. É atóxico, e não causa danos ao meio ambiente. É lavável não aderindo à borracha do pneu.
SELANTE TEX não é combustível.

Não é explosivo, Não é inflamável, Não é nenhum tipo de peróxido orgânico, Não é oxidante, Não é piro fosfórico, Não é reativo. É estável. Veja mais informações no item “DADOS TÉCNICOS E SEGURANÇA”

Estamos ativos no mercado há 09 anos, iniciamos importando das principais marcas norte americanas, vindo a desenvolver fabricação posteriormente.

Sim. O produto pode ser utilizado em pneus com ou sem câmara de ar, variando a dosagem a ser aplicada de acordo com o tamanho do pneu.

Obviamente a resistência da câmara, por melhor que seja, será inferior a de um pneu. Por este óbvio motivo, geralmente se pode obter fatores de proteção, de arames finos, pequenos pregos. Já em pneus, iniciamos fator de proteção na casa de 8mm (veículos leves) até 40mm em pneus OTR de alta lonagem.

Sim, mas neste caso é fundamental que a câmara de ar esteja nova, ou sem reparos a frio e que seja de boa qualidade.

É muito comum ver no mercado, câmaras chinesas de baixíssima qualidade, sem nenhuma memória de borracha, parecidas com papel, que rasgam ao menor furo. Nesses casos é impossível obter resultados satisfatórios que se pode ter em câmaras de primeiras linha das principais marcas.

Sim. Temos mais de 10 rótulos com substâncias específicas para contemplar desde motos a veículos de mineração, agrícolas e militares. Consulte-nos.

O SELANTE TEX veda perfurações que não destroem a construção do pneu. Como dito, nosso fator de vedação inicia-se em 8mm e vai até 40mm, sempre haverá uma relação entre capacidade estrutural do pneu e fatores de vedação.

Nao cobrimos obviamente: cortes, rasgos e furos acima da linha de nível do selante em ombros e flancos. 

Quando a perfuração ocorre, fibras e polímeros de espessuras variáveis  agem instantaneamente, construindo um “plug”, que veda a perfuração em toda a sua extensão (dispensando qualquer reparo).

Quando em movimento, o peso do veículo, ao comprimir o pneu, ajuda a expandir o furo, permitindo que as fibras e polímeros atravessem e se moldem à perfuração, vedando o furo de dentro para fora.

A selagem da perfuração é instantânea. Devido a sua elasticidade, o produto, depois de vedar a perfuração, mantém todas as características físico-químicas do pneu e se expande e se contrai no seu interior, acompanhando o trabalho do pneumático quando submetido a variações de temperatura e ao atrito durante o movimento do veículo.

Sim. O SELANTE TEX mantém permanentemente a vedação do furo durante toda a vida útil do pneu, ou até que se faça uma recauchutagem ou desmontagem da roda. (SELANTE TEX não causa nenhuma reação no pneu que provoque a necessidade de sua desmontagem até o final de sua vida útil).

 

Para que o Selante TEX atue dando proteção para pneus com câmara de ar as mesmas devem ser de boa qualidade. Use preferencialmente câmaras espessas (4mm ou acima) para ter cada vez melhores resultados. Por estar distribuído na superfície interna da câmara de ar, ao ocorrer a perfuração ele veda instantaneamente este furo e impede o vazamento do ar.

Recomenda-se apenas, no caso de pneus com câmara de ar, inspeções mais frequentes para evitar, caso o objeto perfurante permaneça fixado ao pneu, que ele com o movimento do veículo, possa rasgar a câmara de ar, inutilizando-a definitivamente.

Não e sim: mas como?

Com a dosagem padrão a resposta é: NÃO VEDA.

Com dosagens severas: SIM VEDA. o nivelamento pode ser aumentado, contemplando partes ou todo o flanco (lateral do pneu), passando oferecer algum fator de vedação. 

 

O SELANTE TEX impermeabiliza a superfície interna do pneu, criando uma camada protetora, eliminado até 95% da saída do ar.

ESTE RESULTADO É ALCANÇADO GRAÇAS A UM POLÍMERO ESPECIALMENTE PENSADO PARA AGIR EM NÍVEL MOLECULAR, feito o nitrogênio, que tem moléculas maiores que as do oxigênio.

Com SELANTE TEX, a necessidade de calibração dos pneus acontece após períodos bastante longos. O que ajuda a encaixar em momentos de revisão do veículo.

Recomenda-se apenas, no caso de veículos de carga de maior porte, vistoriar periodicamente a calibragem dos pneumáticos, para reposição de pequenas perdas que possam eventualmente ocorrer.

SELANTE TEX mantém a pressão de ar dos pneus nos níveis recomendados pelos fabricantes por longos períodos, superiores aos 10-15 dias que normalmente acontecem com os pneus de carga, e faz um isolamento térmico que impede as variações elevadas de temperatura durante o tráfego dos veículos. Assim, provoca uma distribuição adequada dos esforços sobre a estrutura do pneu, e, consequentemente, um aumento de vida útil de 20% a 30%. Calibração é ponto chave, segundo TODOS OS FABRICANTES de pneus, elemento fundamental para garantir vida do pneu (ou diminuição da mesma).

Além disso, o maior equilíbrio do veículo, gerado pela pressão uniforme e adequada de todos os seus pneus, reduz a sua resistência diminuindo o seu consumo de combustível em cerca de 6% para veículos leves (veja matéria do Auto Esporte em nosso Canal clicando aqui) e 8% para veículos Diesel.

Sim. SELANTE TEX é compatível com todos os métodos, composições, e processos usados na recauchutagem.
Na perfuração ocorrida em pneu recauchutado, o SELANTE TEX sela totalmente o espaço evitando a separação entre as diferentes camadas de borracha geradas pelo processo de recauchutagem, impedindo a deformação (calombo). Isso garante maior durabilidade e sobrevida ao pneu recauchutado.

É comum haver bolhas no pós reforma, por porosidades e fadigas da vida útil da carcaça do pneu.

O selante TEX auxilia imensamente para evitar perda de pneu nestes casos.

Não provoca nenhuma reação no uso natural de trabalho do aplicador. Apenas deve ser evitado o contato direto com os olhos e a boca, e observado as recomendações de segurança da FISPQ, mas, caso ocorra, recomenda-se lavar imediatamente.

Pessoas sensíveis aos componentes da fórmula devem procurar evitar o contato ou usar EPI´s adequados.

Sentindo o mínimo incomodo procure profissional de saúde.

Não. O SELANTE TEX é BIODEGRADÁVEL e LAVÁVEL, sendo assim não provoca nenhum dano ao meio ambiente.

Não. Se o pneu estiver danificado além da capacidade do Selante TEX, o pneu deverá ser consertado.

A oficina de pneus só precisa limpar a área ao redor dodano ( com um pano úmido). Depois disso, o pneu pode ser reparado usando métodos normais.


Não é necessário remover o selante remanescente, mas se houver uma perda significativa, ele deverá ser substituído. É necessário cuidado para evitar a contaminação do selante durante o reparo.

A ação dura ativamente durante toda vida útil da montagem do pneu.

Não. Não há reação entre os selantes e esses materiais, siga este link e veja um depoimento da fabrica IVECO

Toda a nossa gama de selantes é lavável em água pois são altamente solúveis. Quando necessário, pode ser facilmente enxaguado do aro e do pneu, com água fria.

Essas formulações não contêm materiais cáusticos ou ácidos.


Em caso de derramamento, limpe com materiais absorventes e lave a área com água. Estão disponíveis relatórios de substâncias e ficha FISPQ.

Nao se deve ingerir, inalar, esfregar nos olhos .

Esses selantes não são ácidos nem cáusticos e não contêm compostos orgânicos voláteis. Recomenda-se o uso de óculos de segurança ou protetor facial e luvas durante a instalação.


Também é recomendável lavar com água e sabão após manusear o produto.

O produto não deve ser ingerido: uma grande quantidade pode causar doenças ou até a morte. Estão disponíveis as FISPQ para consultas.

O ponto de congelamento para todos os selantes TEX é inferior a -40 º C

faça uma pergunta:

Se preferir ligue pra gente

(31) 4042-0707